Aprendizagem e percepção de habilidades

U6-T1 Rússia

17/11/2008 14:48

 

Unidade 6 tema 1

 

      O fim do socialismo na Rússia marcou um momento singular na história da humanidade.Centro da outrora poderosa União Soviética , a Rússia viu seu modelo político e econômico ruir e hoje vive a economia de mercado , sendo parte importante na globalização.

 

Um país grandioso

 

A Federação Russa , tem 17.075.000 km² de área , que se dividem entre os continentes europeu e asiático. Dois terços do seu território estão situados na Ásia , porém sua capital encontra-se na Europa. Por causa da sua grande extensão , o país tem onze fusos horários.Os Monte Urais, marcam a divisão do território russo entre a Europa e Ásia.No relevo da Rússia destacam-se duas grandes planícies : a Russa e a Siberiana.

 

Clima e Vegetação :

 

O clima predominante no território russo é o temperado frio . Sua vegetação é a Tundra . À medida que as latitudes diminuem , surge o clima subpolar e a vegetação predominante é a Taiga  também chamada de Floresta de Coníferas .Ao sul , verifica-se um clima temperado mais ameno, sua vegetação é a Pradaria . Essa é a área mais populosa onde ocorre o maior aproveitamento da terra para agricultura.

 

População :

 

A população da Rússia era de 143 milhões em 2005 , deverá cair para 130 milhões até 2025. Desde 1998 o país vive um processo de regressão populacional , com crescimento vegetativo negativo . 70% da população vive na parte européia , onde a densidade demográfica média varia de 26 a 100 hab/km². Nela se concentram as principais atividades econômicas e as duas maiores regiões metropolitanas : Moscou e São Petersburgo .

 

 

A Transição para a economia de mercado

 

A desagregação da União Soviética deu origem à modernização industrial e à abertura econômica para o mundo , no entanto aumentou a pobreza e a concentração de renda da população .

A mudança da economia planificada para a capitalista trouxe várias mudanças , tais como a privatização das antigas empresas estatais , a introdução da concorrência e da competição , o lucro como meta política e econômica , a liberação de preços e a abertura ao capital estrangeiro.

A modernização russa seguiu políticas semelhantes às aplicadas nos demais países em desenvolvimento . Com a redução de verbas em pesquisas , cientistas têm buscado oportunidades de trabalho em outros países .

Um dos grandes desafios que o governo russo enfrenta é conseguir a modernização acelerada da economia em uma sociedade culturalmente ligada a um passado socialista planifica e “estável” .

 

 

Quadro econômico

 

A estrutura econômica russa baseava-se no uso de seus recursos minerais e agrícolas. Durante várias décadas , a Rússia priorizava as indústrias de bens de produção . Desde a década de 1980 , passou a ser dada às indústrias de bens de consumo , como alimentos , vestuário , eletrodomésticos , etc .

 

 

 

 

Recursos minerais :

 

Os principais recursos minerais encontrados na Rússia são : o minério de ferro e o petróleo. Esses recursos são fundamentais para o fornecimento de energia e matéria-prima para as indústrias pesada, química e mecânica.

 

Agropecuária :

 

A agropecuária é uma importante atividade para a economia russa , mesmo com as dificuldades enfrentadas com os invernos prolongados e rigorosos .

      Os principais cultivos são : trigo, centeio, beterraba-açucareira, linho, algodão e cevada.

Na agropecuária se destacam os rebanhos bovino, ovino e suíno.

 

Industrialização russa :

 

A industrialização do país se deu mais intensamente durante a Guerra Fria , durante a qual a extinta União Soviética enfrentou os EUA na corrida armamentista , priorizando a indústria bélica, com o desenvolvimento de equipamentos de guerra cada vez mais avançados.

A União Soviética não conseguiu acompanhar os avanços tecnológicos dos países capitalistas desenvolvidos nos demais setores industriais.

 

Reformas :

 

 Com as reformas político-econômicos , o governo abriu o país ao capital estrangeiro, buscando parcerias com grandes empresas     transnacionais estadunidenses , japonesas e européias .

   A indústria russa concentra-se principalmente na parte européia do território. A capital destaca-se pela disponibilidade de mão-de-obra. Em São Petersburgo sobressai a indústria petroquímica.

 O setor aeroespacial russo comanda parte considerável do processo de modernização tecnológica , faz parcerias com a Nasa , Aesa e a agência japonesa.

 

 

Os desafios da CEI e do G-8:

 

O reforço da integração das ex-repúblicas soviéticas reunidas na CEI, formada após o fim da União Soviética. Discutem-se políticas de integração econômica e monetária como a adoção do rublo como única moeda.

Outro desafio diz respeito à elite econômica mundial . A Rússia foi aceita no chamado G-7 que reúne os países mais industrializados . A mudança do G-7 em G-8 se deu por motivos estratégicos. A Rússia não participa dos encontros dos ministros de finanças ou dos presidentes dos bancos centrais.

 

 

Pesquisar no site

Você é linnndo e capazzz! © 2008 All rights reserved.

Crie um site grátisWebnode