Aprendizagem e percepção de habilidades

A população Asiática

17/09/2008 11:15

 

 

A Ásia é o continente mais populoso do mundo, abriga 3,7 bilhões de pessoas (2000), 60% da população mundial.

A maior parte da população asiática vive no campo, mas a migração para as grandes cidades se manifesta de modo crescente. Um exemplo é Tóquio, no Japão que possui 80% da população urbana. Oriente Médio, a Índia, a China e no Japão são as maiores áreas urbanas.

Ao longo de sua história, a Ásia conheceu numerosos movimentos migratórios, protagonizados por diversos povos, vindos em geral das zonas centrais do continente e dirigidos para o sul e o oeste. As concentrações aumentam a cada dia nas regiões litorâneas e interioranas, causando diversos problemas com os rios e oceanos, por exemplo, a deterioração da qualidade da água. A distribuição da população é irregular, pois as grandes planícies da China, o vale do Ganges, as costas do Deccan, o Japão, o delta do Mekong e em Java são superpopulosas, enquanto as zonas montanhosas e as regiões frias e desérticas são quase despovoadas.

O país mais populoso da Ásia, a China, possui aproximadamente 1 terço da população asiática, 1 bilhão de pessoas. Já Maldívias, o país menos populoso da Ásia possui apena 390 mil habitantes. A nação mais povoada é a Singapura com 6.389 hab./km² e a menos povoada é a Mongólia com 1 hab./km².

 A taxa de natalidade anual é em média 3%, enquanto a taxa de mortalidade tende a diminuir, pela melhoria das condições sociais. Os problemas sociais de muitos países são graves pelo rápido crescimento demográfico, pelo baixo grau de instrução das populações, pela carência de capitais e, em alguns casos, por obstáculos de ordem religiosa. Com a exceção das nações industrializadas, como o Japão, os chamados Tigres Asiáticos, os países produtores de petróleo do Oriente Médio e a China (de recursos imensos), o processo de industrialização é dificultado por estruturas freqüentemente semifeudais. 

Ao longo do século XX, a superpopulação e as guerras provocaram grandes migrações da Ásia das monções para os demais continentes. Por outro lado, a constituição do Estado de Israel, em 1948, determinou a afluência, para o novo país, de aproximadamente 1.500.000 judeus procedentes da Europa e da América. Na Ásia habitam três grandes grupos étnicos - o caucasiano (cor branca), o mongolóide (cor amarela) e o negróide ou melanóide -, os quais se dividem em numerosos subgrupos, resultantes de miscigenações e contatos ao longo da história. A cor branca está representada principalmente no Oriente Médio (semitas), no Irã e na Índia (indo-europeus). Os povos de cor amarela ocupam a Ásia setentrional e oriental, enquanto a população negróide se mistura com outras cores no sul da Índia e no Sudeste Asiático.

As principais religiões seguidas no continente são: islamismo, hinduísmo e budismo.

Os principais grupos lingüísticos do continente asiático são o eslavo (o russo, em expansão pela Sibéria), o japonês, o coreano, as línguas semíticas (árabe na península arábica e no Oriente Médio, hebraico em Israel), o iraniano (Irã, Afeganistão, Turquia, Tadjiquistão), as línguas indo-arianas do Hindustão (hindi, urdu, bengali, nepalês etc.), as dravídicas do sul da Índia, as altaicas (turco, manchu, mongol), as sino-tibetanas (tibeto-birmanês, chinês), as malaio-polinésias (malaio, polinésio, japonês, tagal ou tagalo etc.), as caucasianas (georgiano), as tai ou thai (tai, siamês e laociano) e as austro-asiáticas (khmer, vietnamita etc).

Pesquisar no site

Você é linnndo e capazzz! © 2008 All rights reserved.

Crie um site grátisWebnode