Aprendizagem e percepção de habilidades

U6 T3 China

17/11/2008 15:11

 

O processo de Modernização Chinês

 

A China é o terceiro maior país do mundo em extensão (9.573.000 km²) e abriga a maior

População do planeta (1,3 bilhão de habitantes). Nela se localizam extraordinárias obras antigas, como a Grande Muralha, o Grande Canal, e a faraônica e moderna usina hidrelétrica de Três Gargantas.

O país havia passado por grande desenvolvimento cultural entre os séculos XVII e XVIII, com o expansionismo manchu. Porém, a partir da segunda metade do século XIX, o crescimento populacional, o aumento dos impostos e a corrupção levaram o grande império à decadência e à fragmentação de parte do seu território, controlado por rebeldes, com o apoio de potências européias (como Inglaterra e França), e pelo Japão.

A crise social conduziu a China a uma longa guerra civil , opondo nacionalistas, alinhados a países estrangeiros e liderados por Chiang Kai-Shek, e comunistas, sob o comando de mão Tsé-Tung e do Partido Comunista Chinês. A guerra civil chegou ao fim em 1949, quando os comunistas conseguiram vencer definitivamente os nacionalistas e implantar a República Popular da China, com um modelo político e econômico socialista.

 

Da China Socialista à Abertura Econômica

 

Inicialmente, o modelo chinês baseou-se no da então união soviética,sua aliada até o final da década de 1950, quando se deu o rompimento político com a já segunda potência mundial.Durante toda a década de 1960 a china viveu um isolamento internacional.Foi nesse período que o governo realizou a revolução cultural, uma tentativa de radicalização.

Do regime comandada por Mão Tsé-tung, que incluía a moralização administrativa e a extinção de privilégios por meio de uma violenta perseguição política a quem se opusesse aos ideais da revolução socialista, com a morte de mão Tsé-Tung em 1976, iniciou-se uma série de transformações na economia chinesa, promovidas pelo sucessor Deng Xiaoping

 

Crescimento e Autoritarismo

 

Deng Xiaoping iniciou amplas reformas econômicas na China, as quais possibilitaram a obtenção de lucros por meio da entrada do capital estrangeiro, das relações comerciais com vários países e de acordos de cooperação técnica e científica.

Durante a década de 1980, foram criadas, em determinados pontos do território chinês, as ZEEs, com objetivo principal de atrair grandes empresas estrangeiras, com seus capitais, tecnologia e know-how [ conhecimento de normas, métodos e procedimentos em atividades profissionais, especialmente as que exigem formação técnica ou científica; habilidade adquirida pela experiência; saber prático].

Essas reformas implantadas proporcionaram à China altas taxas de crescimento econômico e aumentos significativos da renda per capita, que beneficiaram cerca de 270 milhões de chineses, tirando-os da situação de pobreza. Entretanto, não houve mudanças no sistema político e o poder permanece centralizado no PARTIDO Comunista. As manifestações populares por maior liberdade de expressão e democracia fora duramente reprimidas e resultaram em perseguições políticas e execuções sumárias.

 

Desenvolvimento Econômico, Recursos Minerais e Energia

 

Dispondo de enorme quantidade de mão –de – obra e abundante recursos energéticos e minerais, a china lançou, no final da década de 1950, a política econômica do grande salto para a frente.O projeto inspirava-se no modelo econômico e industrial soviético, com implantação de um pátio industrial pesado e diversificado,com industrias de base e bélicas.As industrias mecânica e siderúrgica receberam atenção especial e passaram a se desenvolver de forma acentuada.

Em 1996, a economia chinesa sofreu impacto de nova desorganização, dessa vez relacionada a revolução cultural. A crise contribuía para que o modelo industrial apresentasse graves problemas década de 1970:baixa qualidade e produtividade,com os trabalhadores submetidos a péssimas condições de trabalho

 

Mudança de Rumo

 

A partir da década de 1980, as reformas econômicas introduzidas por Deng Xiaoping facilitaram a expansão da atividade industrial, possibilitando o desenvolvimento das indústrias de bens de consumo, que têm recebido vultosos investimentos das empresas estrangeiras com filiais instaladas nas ZEEs, destacando-se as de Xangai (o mais importante centro industrial chinês) e Guangzhou.

Em 2001, de todas as exportações chinesas, cerca de 92% já eram de produtos industrializados, 23% dos quais de alta tecnologia, fato que proporcionou a entrada do país na OMC (organização Mundial do comércio), sinalizando o desenvolvimento de uma economia competitiva e de índole nitidamente capitalista.

A China possui grandes reservas de carvão(sua principal fonte de energia), e se destaca na extração de tungstênio, estanho, cobre, chumbo, zinco e ferro. Além do petróleo e urânio.

 

Hidrelétricas e Termelétricas

 

A China destaca-se pelo seu grande potencial hidrelétrico, que ainda está pouco explorado, mas que isso daqui q algum tempo se resolverá com a finalização das obras da hidrelétrica de Três Gargantas.

 A maior parte da energia que se produz na China é feita por termelétricas, isto é, utiliza-se o carvão mineral e geram grande poluição.

 

Agropecuária Chinesa

 

A agricultura é uma atividade econômica estratégica do país, e cresce nove por cento ao ano.

 Este tipo de atividades ainda ainda é pouco industrializado na China: há poucos mecanismos e baixa produtividade.

 A China é um grande importador de alimentos, como soja e carne, tendo como um de seus principais fornecedores o Brasil.

 

Rebanhos

 

Neste setor, destaca-se a criação de suínos. Há também outras criações importantes, como por exemplo a de equinos, ovinos, bovinos e o setor avícola.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisar no site

Você é linnndo e capazzz! © 2008 All rights reserved.

Crie um site grátisWebnode