Aprendizagem e percepção de habilidades

U5 -T2 A população da Ásia

17/11/2008 15:04

 

A população da Ásia

 

A distribuição da população: A Ásia, além de ser o mais extenso continente da Terra, também é o mais populoso, reunindo mais da metade da população mundial. A Índia e a China são os países mais populosos do continente e do mundo.

A distribuição da população pelo continente é irregular. Há áreas com elevada concentração de habitantes, como Bangladesh onde a densidade demográfica ultrapassa 800 hab./km².

 

Políticas de controle demográfico: A população asiática está em constante crescimento, apesar de existência de políticas oficiais de controle da natalidade em muitos países. É o caso da China, que adotou a norma de um filho por casal no meio urbano e dois no meio rural, caso o primeiro tenha sido menina.

 

Crescimento demográfico e desigualdades sociais: Os fatores que colaboram para o acelerado crescimento demográfico na Ásia foram a elevada natalidade e o controle da mortalidade, este último devido à melhoria das condições de higiene e à ampliação do atendimento médico-hospitalar.

O elevado crescimento demográfico e as desigualdades sociais têm influência negativa sobre o desenvolvimento do continente. Grande parcela da população asiática é analfabeta e tem baixo poder aquisitivo. Apesar da melhora dos últimos anos, as taxas de mortalidade infantil continuam elevadas, a expectativa de vida permanece baixa e o analfabetismo atingia.

 

Urbanização e pressão sobre o meio ambiente: Apesar de a população asiática ser predominantemente rural, existem no continente grandes aglomerações urbanas. Exemplos delas são Tóquio,no Japão, país com 80% da população urbana; Mumbai (Bombaim) e Calcutá, na Índia; Pequim (Beijing),na China; e Seul, na Coréia do Sul.

As grandes concentrações populacionais ocorrem principalmente nas regiões litorâneas, como na China, no Vietnã e na Índia; também aparecem nas regiões interioranas que contam com a presença de grandes rios, como o Hoang-Ho (amarelo) e o Yang-Tsé (Azul), na china, o Ganges e o Indo, na Índia.

Isso é preocupante porque significa uma enorme pressão sobre os rios e oceanos, que sofrem a deterioração da qualidade das águas, comprometendo o abastecimento das futuras gerações.

 

Uma população de grande diversidade cultural e religiosa: Diversas línguas e dialetos são falados no continente asiático. Os mais difundidos são o chinês, o híndi, o árabe, o japonês, idiomas eslavos (Rússia asiática) e o inglês.

Muitas são as religiões praticadas na Ásia: o islamismo, no Oriente Médio e na Ásia Central; o hinduísmo e o budismo, na Ásia Meridional e no Sudeste Asiático; o xintoísmo, no Japão. O cristianismo é praticado esparsamente por diversos grupos em todo o continente.

Nem sempre a pluralidade religiosa na Ásia pode ser entendida como exemplo de tolerância e convivência entre os povos.

 

 

Pesquisar no site

Você é linnndo e capazzz! © 2008 All rights reserved.

Crie um site gratuitoWebnode