Aprendizagem e percepção de habilidades

Europa Oriental: economia e sociedade.

17/09/2008 11:14

     Os países da Europa Oriental, hoje buscando introduzir-se na economia de mercado, vivem níveis diferenciados de desenvolvimento econômico, grande parte deles integrando a União Européia, são eles:

 

     - República Tcheca, dotado de uma economia dinâmica, o país se destaca da produção de     alimentos, bebidas e eletrodomésticos e encaminha mais da metade de suas exportações à União     Européia.

- Polônia, tem recebido grandes investimentos da Europa Ocidental. A base de sua economia são as indústrias mecânicas e de mineração.

- Hungria, seus principais produtos de exportação são máquinas, produtos mecânicos e alimentos industrializados. A população tem um elevado padrão de vida.

- Eslováquia, é a porção oriental e menos desenvolvida da antiga Tchecoslováquia. Produz cereais e fornece matéria prima para a indústria madeireira. Devido aos baixos custos da mão de obra e ao razoável nível educacional, o país atrai investimentos da Europa Ocidental, sobretudo nos setores metalúrgico e automobilístico.

- Albânia, país agrícola de população predominantemente islâmica e baixo IDH.

- Letônia, o país  tem na madeira o principal item da economia. Ressente-se da falta de recursos energéticos e dos conflitos entre os letões nativos e os habitantes de origem russa.

- Estônia, importante centro industrial, produtor de alcatrão, benzina e gás. Entre as ex-repúblicas soviéticas, e a que alcançou melhor penetração no mercado internacional e tem a maior renda per capita. Enfrenta o problema da poluição do mar Báltico, que prejudica a pesca.

- Lituânia, depende da Rússia para o abastecimento de combustível. A costa do país é famosa pela extração de âmbar, resina fóssil usada na confecção de jóias.

- Bulgária, corrupção e desemprego são alguns dos problemas de um país culturalmente próximo da Rússia, em termos de escrita e religião.

- Romênia, ponto forte: potencial hidrelétrico, as reservas minerais, e a implantação da indústria pesada e da infra-estrutura durante o regime comunista. Ponto fraco: é a dificuldade em desenvolver o livre mercado.

 

Pesquisar no site

Você é linnndo e capazzz! © 2008 All rights reserved.

Crie um site grátisWebnode