Aprendizagem e percepção de habilidades

Economia Africana

17/09/2008 11:28

            A economia africana

 

Agropecuária e mineração:

   Pastoreio nômade no deserto, pecuária extensiva nas estepes, modernos cultivos de algodão, amendoim, cacau, café, chá, cana-de-açúcar e outros produtos de exportação em meio a florestas e savanas: a agropecuária africana é diversificada, com predomínio da agricultura de subsistência, em pequenas propriedades, com o uso de técnicas rudimentares.
  O modelo colonial colocou a África no papel de fornecedora de matérias-primas e de compradora de produtos industrializados das potencias européias. Essa posição subordinada na DIT reforçou a “vocação” agrícola e mineradora na região, contribuindo para o aumento da miséria e a péssima distribuição de renda.
  Nas jazidas encontradas perto da superfície, a exploração é feita por garimpeiros, individualmente ou em pequenos grupos, usando métodos simples de trabalho. Em alguns casos, a extração de diamantes mobiliza o trabalho escravo de jovens e crianças e se associa ao contrabando das pedras preciosas e ao trafico de armas. Nas jazidas mais profundas, que exige perfuração e sondagem, a extração é feita por grandes companhias mineradoras, principalmente americanas e européias.

 

 


Industrialização africana

  O setor industrial dos países africanos, de modo geral, não apresenta características suficientes para sustentar um desenvolvimento ecomônico autônomo. As exceções são o Egito e a África do Sul. Por serem compradores dos produtos industrializados dos países capitalistas, as nações africanas permanecem como meras exportadoras de matérias-primas (minérios e produtos agrícolas).
  O processo de industrialização iniciou-se na África após a descolonização, nas décadas de 1950 e 1960. Das tentativas bem-sucedidas de desenvolvimento industrial, podemos citar:
- o fortalecimento das economias nacionais: aumento da compra dos produtos nacionais, apesar da baixa renda e da geração de novas atividades produtivas;
- as bases econômicas nacionais: visando diminuir as importações e aumentas a poupança econômica dos países;
- o surgimento da OUA (Organização da Unidade Africana), em 1961, buscando dar unidade política e estabilidade econômica e territorial á África.
- o aumento do grau de beneficiamento das mercadorias: visando aumentar a lucratividade dos setores voltados paras a exportação.
  Porém existiram também obstáculos no processo de industrialização africana, como:
- a pequena participação da África no comércio mundial;
- escassez de capital;
- remessa de lucros (muitas transnacionais estabelecidas na África reinvestem os lucros em seus países de origem);
- escassez de mão-de-obra qualificada;
- mercado interno restrito (grande parte da população africana ainda reside na zona rural e tem baixíssimo poder de compra);
- Intermináveis guerras civis.

 

 


A integração econômica da África

  A pesar dos incessantes conflitos, a integração econômica do continente africano é possível. A áfrica tem potencial econômico, exemplificado pela riqueza do subsolo, pela grande biodiversidade e pelo potencial criativo de seus povos e culturas.
  Algumas tentativas políticas tem sido realizadas para promover a unidade e prosperidade econômica do continente, entre elas a SADC (COMUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA AFRICA AUSTRAL) e a UA (UNIÃO AFRICANA).
  A SADC, maior bloco comercial da áfrica enfrenta problemas nas esferas política, econômica, social, militar, ambiental e cultural.Um dos maiores desafios é colocar em pratica um protocolo sobre livre circulação de pessoas e produtos.Isso porque a SADC não tem o respaldo da chamada sociedade civil dos paises africanos nos programas de ação que propõe.
  A UA surgiu em julho de 2002, em substituição à OUA(ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE AFRICANA).Uma de suas realizações para enfrentar a instabilidade política do continente foi a criação do Conselho de Paz e Segurança, destinado a intervir em conflitos étnicos e tribais para prevenir extermínios dos grupos.

 

 

Bruna Dias, n°02

João Sonda nº12

Leticya Maria n°17

                                                                                                                                             9°C
 

 

Pesquisar no site

Você é linnndo e capazzz! © 2008 All rights reserved.

Loja virtual grátis Webnode